10 de fev. de 2011

MODA... uma reflexão

"Paradoxal por natureza, a moda pode assumir desde a máscara mais grosseira até a poesia mais subjetiva, e pode significar desde a luta de classes e o mesquinho acotovelamento cotidiano, como também pautar as relações do ser humano com o infinito, na medida em que, com alguns metros de tecido, podemos sonhar que somos outros, mais belos, mais sedutores, mais inteligentes, mais realizados..."
.
"Breve História da Moda"
Denise Pollini
.
Sem dúvidas, neste trecho de "Breve História da Moda", um dos melhores resumos do que a Moda representa na história da sociedade.
.
Nas entrelinhas... a autora critica ao pontuar: "podemos sonhar que somos outros". A partir deste ponto podemos ratificar o quanto somos atrelados a esta indústria que vende conceitos e ilusões. As roupas e acessórios acabam ficando em segundo plano.
.
Este fragmento do texto de Denise Pollini me fez refletir sobre Moda durante muito tempo e considero que seja um conceito concreto e contemporâneo.
.
Definir o termo Moda é um exercício que divide opiniões (rende "pano pra manga"). Acredito que esta citação seja sustento suficiente para começarmos a DES-envolver ideologias e conceitos sobre moda, comportamento e consumo.

Pense MODA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário