28 de mar de 2011

EXTREME BEAUTY IN VOGUE

Cem das mais primorosas fotos promulgadas na Vogue Americana nos últimos 80 anos, fizeram parte da exposição “Extreme Beauty In Vogue” mostrada no Palazzo della Regione de Milão em 2009.

Uma crítica fotográfica retrata a busca excessiva pela beleza na sociedade, de forma que ao longo do tempo os arquétipos e a percepção da beleza se desvirtuaram.

Parte da exposição é abalizada pela manipulação fotográfica e pela cirurgia plástica estética, práticas que estão em voga nos últimos anos. “Faz parte do que a mulher é hoje”, diz Anna Wintour em relação à busca desenfreada pela beleza.

Entre sofás de veludo, seqüencias de cortinas e um chão de terracota do século XIII, cada imagem permaneceu em sala individual, para que o espectador pudesse apreciar a exposição “de maneira mais profunda e tranquilamente, da forma mais respeitosa e pessoal”, segundo Jean Nouvel diretor artístico da exposição.

A curadoria das imagens ficou por conta de Anna Wintour, que selecionou trabalhos de fotógrafos consagrados como Annie Leibovitz, Steven Klein, Irving Penn e Helmut Newton.


Irving Penn - Sweetie (A) - Janeiro 2002

Irving Penn - Mascara Wars - Julho 2002

Irving Penn - Bee On Lips - Dezembro 1995

Irving Penn - Football Face - Novembro 2002

Steven Klein - Dream Cream - Janeiro 2002

Helmut Newton - Monte Carlo - Fevereiro 1995

Irving Penn - Large Nude Seated - Abril 2004

Richard Avedon - Twiggy - Janeiro 1968

Irvin Penn - Cult Cream - Junho 1996

Steven Klein - Inteligent Design Remote Control - Janeiro 2006

Steven Klein - Medical Mistakes - Maio 2008

As fotos selecionadas para a exposição "Extreme Beauty In Vogue" podem ser conferidas através do catálogo lançado pela editora Skira com autoria de Domenico Dolce, textos de Stefano Gabbana e Eva Respini.

Capa: Erwin Blumenfeld - Jean Patchett - Janeiro 1950

"Extreme Beauty In Vogue"
Domenico Dolce - Stefano Gabbana - Eva Respini
Editora Skira - 2009 - 200 páginas
R$ 143,63


Nenhum comentário:

Postar um comentário