14 de mar de 2011

TENDÊNCIAS


Tendência é o estudo de direcionamentos que influenciam os setores de design em uma determinada temporada futura aliando-se ao seguimento de produção, público alvo e tema a ser trabalhado. As tendências podem ter relação com épocas remotas em contraste ou analogia a contemporaneidade, serem influenciadas por acontecimentos sociais de níveis globais, fazerem analogia a previsões futuristas do planeta e sempre acompanham o comportamento social.

Consequentemente, uma tendência é o embasamento teórico no desenvolvimento de um produto de acordo com a viabilidade de produção, conceitos de marca e identidade, prezando por inovação, funcionalidade e direcionamento de público alvo.

A partir do estudo destes fenômenos sociais influentes no setores de design, são disponibilizadas informações sobre a matéria-prima disponível no mercado, automaticamente gerando tecidos, cores e aviamentos da temporada (especificamente no setor confeccionista).

Tendência: s.f. Ação, força pela qual um corpo é levado a mover-se em direção a alguma coisa: tendência dos corpos para a terra. / Fig. Pendor, inclinação: tendência à mentira. // Psicologia, Diz-se para designar certos instintos, certos impulsos do homem, especialmente na medida que estes instintos ou impulsos são conscientemente experimentados no comportamento que determinam. (Dicionário AURÉLIO online - http://www.dicionariodoaurelio.com/Tendencia )

Ao realizar uma pesquisa sobre inspirações de moda, o designer pode utilizar vários materiais como vídeos, fotografias, revistas, anotações de viagens, entre outros. Uma observação mais apurada, ajuda a identificar elementos de estilo. São considerados elementos de estilo de uma estação os pontos que aparecem com maior frequência na pesquisa de tendências, como um tipo de tecido, um comprimento de calça, um desenho de estamparia. A fotografia é muito útil neste caso, pois possibilita agrupar essas referências identificadas em painéis de tendências.

O painel de tendências é um compilado de informações agrupadas de maneira agradável e de fácil percepção visual, para auxiliar o designer a identificar as tendências da estação. É por intermediário do painel de tendências que o designer pode visualizar os elementos de estilo a serem utilizados em sua coleção para que se apresente contextualizada com os demais lançamentos. (TREPTOW, Doris, 2005, p.83)

O mercado ávido em atender cada vez melhor e direcionar seus produtos de acordo com as aspirações do consumidor, busca a cada dia se inteirar mais das tendências de consumo e produção. Atualmente, já existem grupos especializados em desenvolver a pesquisa de tal, de acordo com perfil de consumo, seguimento de produção, matéria-prima, tecnologia e outros tantos limitadores de produção.

Pra quem deseja aprofundar no assunto TENDÊNCIA, um bom ponto de partida é o livro "Observatório de Sinais".



"Observatório de Sinais"
Dario Caldas
Editora SENAC Nacional - 2004 - 224 páginas
R$ 55,00
Livraria Cultura http://tinyurl.com/4upgu4v
O livro apresenta uma análise abrangente e inovadora do tema "tendências", um olhar crítico e desafiador sobre verdades tidas como absolutas e há muito sedimentadas nesse universo. Dario Caldas produziu uma obra que se destaca pelo questionamento do que existe de anacrônico, imediatista e superficial na construção das tendências. Um trabalho baseado em uma pesquisa multidisciplinar e que surpreende por muitos aspectos, especialmente pela diversidade e contemporaneidade das questões apresentadas. O autor parte da desmistificação do conceito de tendência, desde sua origem à forma como é utilizado nas mais diferentes indústrias e setores.

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